Quem Somos
Sal CiênciaII
Este projeto propõe um conjunto de atividades cientifico-didáticas (experiências laboratoriais, saídas de campo, palestras e workshops) interdisciplinares (Química, Biologia, Física e Geologia), que envolvem o estudo do cloreto de sódio, água do mar e salmoura, por alunos do ensino secundário. O desenvolvimento das atividades passará por uma estreita colaboração entre uma equipa de professores de cinco escolas do ensino secundário, docentes universitários, bolseiros e outros especialistas. Almeja-se que a constituição de uma rede de trabalhos à volta do Sal potencie aprendizagens de qualidade e a motivação para a Ciência.
Objetivos
- Desenvolver atividades experimentais de sala de aula e de campo, envolvendo água do mar e salmouras, assim como outros materiais contendo sal, enquadradas nas orientações curriculares para o ensino da Química, Biologia, Física e Geologia no ensino secundário.
- Promover visitas de estudo a salinas (Marinhas de Aveiro: Troncalhada e Santiago da Fonte da Universidade de Aveiro; Marinhas no Tejo e Sado; salinas de Rio Maior); e indústrias portuguesas, nomeadamente, Solvay e Nestlé.
- Construir materiais de apoio às atividades previstas como guias de trabalhos práticos, guiões de visita e textos específicos relacionados com os temas dos trabalhos experimentais de sala de aula e de campo, assim como das palestras a proferir e dos workshops sobre temas relacionados com o sal.
- Divulgar as actividades realizadas no âmbito do projecto e dos materiais criados durante a realização do mesmo, na comunidade educativa através deste sítio de internet concebido de propósito para este projeto.
- Disponibilizar no sítio de internet alguns materiais criados em projectos Ciência Viva anteriores, nomeadamente o SalCiência I e cujo trabalho foi publicado em livro interativo na forma de CD, disponibilizado no sítio virtual.
- Potenciar a criação de uma rede de escolas sobre a temática do sal envolvendo as instituições participantes no projeto e a sua integração em redes nacionais e/ou internacionais que tenham como objetivo a salvaguarda do património ambiental e cultural que constituem as salinas tradicionais e todas as atividades a elas ligadas.