Atividades
PALESTRAS
21 a 25 de Julho de 2014 :: Projeto Sal Ciência II: aproximando os alunos para o estudo científico do cloreto de sódio
Projet Salt Science II: getting students closer to science through the study of sodium chloride
Organizado pela Universidade de Aveiro, teve lugar um evento internacional de âmbito científico intitulado "Hands-on Science - HSCI’2014",focando metodologias para o ensinamento científico com e para a Sociedade. Houve a apresentação de trabalhos, a vários níveis, relacionados com atemática Educação da Ciência. O objetivo geral desta conferência foi promover, a troca de experiências e boas práticas entre fronteiras, analisando políticas de intervenção e sinalizando, entre outros, fatores sociais, que influenciam atualmente o ensino das ciências e o seu desenvolvimento, a partir de experiências realizadas em sala.
Aceda ao artigo submetido pela Equipa do Projeto Sal Ciência II, clicando aqui.
20 de Maio de 2014 :: Tertúlia "O Sal e seus substitutos na Alimentação"
A Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com o Projeto Sal Ciência II/Universidade de Aveiro, promoveu no passado dia 20 de Maio de 2014, pelas 17h30, um evento dirigido à comunidade aveirense intitulado "O Sal e seus substitutos na alimentação", pela Mestre Solange Burri.
Neste encontro formativo foram focados vários aspetos quotidianos que pretenderam sensibilizar o consumidor para uma maior consciencialização no consumo alimentar de sódio. Aos interessados foram apresentadas várias técnicas de confeção alimentar que favorecem/protegem o sabor dos alimentos instigando assim a uma menor adição de sal, na cozinha. Por outro lado, a necessidade de saber comprar os alimentos, analisando os rótulos, e assegurando sempre a sua maior qualidade, são dicas que a comunidade apreendeu, neste encontro informal, em que o sal, e sua diversidade no mercado, mereceu relevante destaque
Para aceder à apresentação "O Sal e seus substitutos na Alimentação", clique aqui.
9 de Maio de 2014 :: O Sal e os Alimentos
Docente e Investigador na área da Química Alimentar, na Universidade de Aveiro, o Sr. Professor Doutor Jorge Saraiva esteve presente, durante as comemorações do Dia do Sal, na Escola Secundária José Estevão/Aveiro para palestrar sobre o tema "O Sal e os Alimentos".
Neste informal encontro, estiveram presentes os alunos daquela escola dos 10º e 11º anos de escolaridade, para além da visita de alunos do mesmos níveis de ensino, oriundos da Escola Secundária Soares de Bastos, de Oliveira de Azeméis.
Esta palestra debateu, de forma interessante e muito abrangente, como o sal presente nos produtos alimentares, enquanto fator químico de preservação alimentar, atua perante a estabilidade bioquímica dos alimentos, inativa a atividade microbiana contaminante e prorroga a decomposição alimentar, contribuindo para a qualidade dos produtos alimentares e segurança do consumidor.
Para aceder à apresentação clique aqui.
9 de Maio de 2014 :: Geografia e Ecologia das Salinas
Em comemoração do Dia do Sal, realizou-se na Escola Secundária José Estevão/Aveiro, a palestra intitulada "Geografia e Ecologia das Salinas", facilitada pelo Dr. Renato Neves, ornitólogo e atual sócio-gerente da Empresa de Consultoria Técnica de Recursos Naturais - Mãe d'Água - entidade parceira do Projeto Sal Ciência II, situada em Lisboa. Este evento contou com a presença de alunos, dos 10º e 11º anos de escolaridade, daquela escola. Durante a palestra foi explanada a importância da produção de sal, a nível internacional e nacional, relevando como as técnicas laborais implicadas têm vindo a evoluir ao longo do tempo e por forma a dar resposta a um emergente, e tão versátil, potencial do cloreto de sódio, em que a sustentabilidade ambiental se torna um fator crítico.
Para aceder à apresentação clique aqui.
WORKSHOPS
27 de Maio de 2014 :: Workshop "Cozinhar com menos Sal é possível?" - Escola Secundária José Estevão / Aveiro
No passado dia 27 de Maio de 2014, a Mestre Solange Burri do Projeto Sal Ciência esteve em Aveiro, na Escola Secundária José Estevão, para uma atividade lúdica, de cariz prático, na área da Culinária. O principal objetivo deste evento foi demonstrar aos alunos do ensino secundário como as distintas formas de cloreto de sódio comercial, de aplicação gastronómica, podem ser utilizados na cozinha por forma a salvaguardar grande parte das peculiares características químicas deste componente, de interesse nutricional, face a diferentes métodos de preparação e confeção culinária.
Esta Workshop procurou ainda sensibilizar a comunidade escolar que, nos nossos dias, é possível (e urgente) seguir uma alimentação variada e equilibrada e onde o sal, efetivamente, merece um papel fundamental a preservar, na dieta alimentar humana, ainda que o seu consumo se deseje em doses muito baixas e continuamente vigiadas.
Para aceder ao relatório com as confeções culinárias apresentadas, clique aqui.
9 de Maio de 2014 :: Workshop "Aprender a comer sem sal" - Escola Secundária José Estevão / Aveiro
No passado dia 9 de Maio de 2014, em que se celebrou o Dia do Sal, decorreu na Escola Secundária José Estevão/Aveiro, no âmbito do Projeto Sal Ciência II, representado pela Mestre Solange Burri, a workshop intitulada "Aprender a comer sem sal".
Este encontro formativo, dirigido a alunos, permitiu enquadrar a necessidade atual de se reduzir o teor total de sódio na dieta humana, oferecendo práticas alternativas para uma adaptação gradual, interessante e efetiva. Para o efeito, foram analisados os rótulos de alguns alimentos e discutidas, entre todos, o que pode ser mudado na rotina alimentar praticada por esta faixa etária (13-16 anos). Foram ainda apresentados algumas ervas aromáticas que potenciam o sabor natural dos alimentos e podem reduzir, significativamente, o teor de sal adicionado na confeção alimentar doméstica. Diversos tipos de sal foram também apresentados e discutida a sua específica aplicação.
Aceda à apresentação "Aprender a comer sem sal", clicando aqui.
22 de Maio de 2013 :: Workshop "Comer sem sal..?" - Escola Secundária de Estarreja
Evento formativo destinado a alunos do ensino noturno e com vista a consciencializar para as práticas de confeção alimentar doméstica e a adoção de um estilo de vida mais saudável, por parte das famílias.
Testemunho de um aluno:
[…] Começando numa sala de aula e terminando num laboratório, foi-nos dado a conhecer pela Dra. Solange, muito do que é necessário reter acerca da utilização do sódio, mais concretamente, o cloreto de sódio ou vulgar sal de cozinha, nos alimentos, bem como saber quantificar e controlar a sua utilização usando algumas regras […] recomendou usarmos as funcionalidades de uma folha de cálculo excel para quantificarmos o nosso consumo de sódio num ou mais dias, utilizando para o efeito, entre outras fontes, a visita ao sítio do INSA ...
Fomos então encaminhados para uma espécie de laboratório/cozinha, qual aula de ciência aplicada, onde pudemos assistir e aprender como cozinhar alimentos com melhorados níveis de controlo sobre a utilização do sal, água e energia na confecção de alimentos, exemplos tais como: .. cozinhar alimentos com menos água usando o vapor para potencializar a cozedura, realçando assim as características dos alimentos e reduzindo no uso do sal. Permitiu-nos ainda que ao provar os alimentos ali confecionados à nossa frente, pudéssemos verificar que para além de bem cozinhados e de óptimo sabor, tivessem a quantidade de sal considerada suficiente.[…]
Para aceder à apresentação da parte teórica desta Workshop, clique aqui.
11 de Março 2013 :: Workshop "Pensar Cientificamente" - Escola Secundária de Mira
Betina Lopes, então doutoranda da UA, e membro da Equipa do Sal Ciência II, desenvolveu para os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Mira, o trabalho "Pensar Cientificamente" onde se pretendeu desafiar os alunos a conceptualizarem um pequeno projeto de investigação, concretizável em contexto escolar, envolvendo o estudo do sal em áreas lecionados em Biologia, como a Osmorregulação dos seres vivos e/ou a Conservação dos alimentos. Os projetos vencedores foram os seguintes: "Maternidade salsamentum: de peixe nobre a mesa pobre" e "Benefícios e Contrapontos do método de salga na carne de Porco e/ou frango", tendo tido lugar a entrega de diplomas às alunas.
Deste trabalho, supervisionado durante o ano letivo 2013/2014, resultou ainda a concepção do logotipo do Sal Ciência II, a cargo do aluno André Cupido dos Santos, a quem deixamos a nossa profunda homenagem e agradecimento. O Jornal Dunas - uma janela para a comunidade, publicação do Agrupamento de Escolas de Mira, destacou em notícia, o interesse da implementação e desenvolvimento deste evento científico para os alunos do ensino secundário.
Para aceder à apresentação deste trabalho, clique aqui.
Para aceder ao resumo dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos finalistas, cliqueaqui.
VISITAS DE ESTUDO
20 de Maio de 2014 :: Visita às Salinas de Rio Maior/Santarém, pela Escola Secundária José Estevão/Aveiro
As Salinas de Rio Maior constituem um dos locais privilegiados para a concretização de atividades cientifico-didáticas, integradas no Projeto Europeu Ciência Viva.
Tendo em conta uma realidade totalmente diferente da Aveirense, a Escola Secundária José Estevão/Aveiro propôs uma visita de estudo a este local, considerado único no género a nível nacional. Ainda em exploração, as Salinas Naturais de Rio Maior são um dos principais tesouros patrimoniais da região de Santarém. Inseridas no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, classificadas como Imóvel de Interesse Público, deste antigo Poço das Marinhas do Sal, brota água salgada que abastece os 400 compartimentos, e os 70 esgoteiros que ocupam 21 865m2. A água desta nascente é sete vezes mais salgada que a água do mar, existindo mesmo a teoria que estas salinas tenham sido exploradas por Romanos e Árabes, aquando a sua ocupação na Península Ibérica.
Esta visita de estudo, organizada por docentes da Equipa Sal Ciência II, contou com a participação de alunos do 8º ano de escolaridade e do curso profissional de controlo de qualidade alimentar (12º ano) daquela escola aveirense.
Para ler "Proposta de Visita de Estudo às Salinas de Rio Maior", pela Escola Secundária José Estevão, clique aqui.
20 Maio de 2014 :: Visita de Estudo, no Concelho de Aveiro, pela Escola Secundária António Damásio/Lisboa
No dia 20 de Maio de 2014, os alunos das turmas do 10º D, 10º E e 11º D - Disciplina BIOLOGIA GEOLOGIA - da Escola Secundária António Damásio/Lisboa, e em parceria com o Projeto Sal Ciência II, deslocaram-se a Aveiro para acederem a um conjunto de infra-estruturas que se encontram focadas, direta ou indiretamente, nos meios aquáticos onde o cloreto de sódio é predominante:
MUSEU MARINHA DA TRONCALHADA
Trata-se de uma marinha de sal, ainda em atividade, adaptada para eco-museu onde é possível
observar a produção e recolha de sal elaborados, nos nossos dias, ainda de forma tradicional.
A visita a esta marinha explorou as vivências e as tradições ligadas à salicultura da região
aveirense, bem como o seu património natural, onde se inclui a diversidade de paisagens, com uma
flora e a fauna predominantemente características.
Guião de visita disponível aqui.
MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fundado a 8 de Agosto de 1937 é um lugar de memória dos
ilhavenses que o criaram e que constitui hoje um testemunho da forte ligação destes ao mar e à Ria de
Aveiro.
A pesca do bacalhau à linha, nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, e as fainas agro-marítimas da Ria são as referências patrimoniais que é possível observar, no Museu. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente onde se encontram vários registos sobre esta atividade, e que corresponde a um passado ainda recente.
Algaplus
A Algaplus é uma empresa portuguesa, situada em Ílhavo, e pioneira no cultivo de macroalgas marinhas e
produtos derivados. Nasceu da vontade de transferir o conhecimento e a experiência de dois investigadores para um negócio com impacte nos setores da aquacultura, ambiente e biotecnologia.
O principal interesse desta unidade exploratória reside no cultivo de macroalgas associado à aquacultura animal, tirando partido do excesso de nutrientes libertados nos sistemas e contribuindo deste modo para a própria sustentabilidade do sistema.
Além de uma ferramenta de biorremediação e sustentabilidade ambiental, estes sistemas trazem outras mais-valias ao setor da aquacultura animal, como seja a criação de novos produtos (algas e/ou bivalves) e a melhoria da imagem desta atividade junto do consumidor, com consequente e interessante valorização do seu produto principal.
Para aceder ao breve relatório desta visita, clique clique aqui.
OUTROS EVENTOS
31 Outubro 2014 :: "Noite do Professor", no Pavilhão do Conhecimento da Ciência Viva
Decorreu, na noite deste dia, no Pavilhão do Conhecimento da Ciência Viva, em Lisboa, uma sessão integrada na programação da "Noite do Professor" que convidou coordenadores dos projetos dos concursos "Pais com a Ciência" e "Escolher Ciência" a apresentarem os seus trabalhos. Este evento pretendeu apresentar alguns dos conteúdos pedagógicos que têm sido promovidos online acerca das atividades até então desenvolvidas, nos vários projetos, e dirigidas essencialmente a educadores e professores (ensino básico e secundário).
A Prof. Doutora Clara Magalhães, coordenadora do Projeto Sal Ciência II esteve presente neste evento, para apresentar o sítio virtual do Sal Ciência II bem como divulgar o CD do Sal Ciência I, que contém variadíssimas atividades experimentais focadas na utilização do cloreto de sódio. A título experimental, e interativo, foram ainda propostas ao público, o desenvolvimento de algumas curiosas experimentações...
2014 :: Exposição itinerária de posters desenvolvidos pelos alunos da Escola Secundária António Damásio/Oliveira de Azeméis
18 e 22 de Novembro 2013 :: Atividades da Água - Semana da Ciência e da Tecnologia, Escola José Estevão/Aveiro
Junho 2013 :: Olimpíadas Química Júnior, Escola José Estevão/Aveiro